28/01/2008

Quanto mais simples melhor! Parte V

Diferencie! Essa é a quinta lei da simplicidade.

De acordo com Maeda, a simplicidade e a complexidade precisam uma da outra. Ninguém quer comer apenas a sobremesa. Mesmo uma criança que ame doces não vai suportar passar a vida comendo só sorvete. Pelo mesmo raciocínio, ninguém quer ter apenas simplicidade. Sem o contraponto da complexidade, nós não podemos reconhecer o simples quando o vemos. Nossos olhos e sentidos só evoluem quando experimentam a diferença.
Os contrastes nos ajudam a identificar qualidades e desejos. Nós aprendemos a apreciar as coisas quando as comparamos com outras.

É por tudo isso que a simplicidade e a complexidade precisam uma da outra. Quanto mais complexo for um mercado, mais um produto simples vai se destacar. E como a tecnologia só vai crescer em complexidade, adotar uma estratégia de simplicidade que ajude o seu produto a se destacar pode ser muito vantajoso.

Essa relação se manifesta tanto no interior de um mesmo objeto ou experiência quanto no contraste com outras ofertas da mesma categoria. O melhor exemplo aqui é a simplicitade do iPod em comparação com seus competidores no mercado de MP3 players.

Portanto, de acordo com os ensinamentos de Maeda, podemos imaginar que a melhor dica para crescer diante da concorrência é fazer diferente! Se todos estiverem abusando da complexidade (como é comum), faça mais simples. Se isso vale para o design, vale também para a tecnologia (faça mais rápido, mais leve, mais ágil), e para o relacionamento com o cliente (seja menos burocrático, mais atencioso, mais rápido, mais útil).


Pode ser que, no futuro, quando todos estiverem fazendo tudo de forma simples, sua empresa vá se destacar por fazer complicado; mas, por enquanto, nesse mundo saturado de informações, burocracia, tecnologia excessiva e funcionalidades inúteis, uma empresa flexível, que pensa e age de forma simples e dedicada (e que ofereça produtos eficientes e práticos) vai certamente crescer.

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