17/09/2007

Empresas participantes do G2 apresentam benefícios do MPS.BR

Em workshop realizado na FUMSOFT, o segundo grupo (G2) que busca a qualificação mostrou resultados parciais que confirmam a melhoria do processo de desenvolvimento de software.

Cada vez mais empresas mineiras atestam os benefícios do programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR). A conclusão foi apresentada na última sexta-feira (24 de agosto) por oito empresas que participam do segundo grupo que busca a qualificação. O workshop de exposição dos resultados parciais foi realizado no auditório da FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software, que, por meio do Centro de Competência em MPS.BR e CMMI (CCOMP.MG), gerencia a implementação do programa.
A reunião contou com a presença de vários empresários e colaboradores das empresas participantes. De acordo com o coordenador do CCOMP.MG, Carlos Barbieri, a avaliação do encontro foi positiva. "As empresas, claramente, sentiram a vantagem de observar seus pares, nos seus problemas comuns e nas soluções desenhadas, ficando evidenciado que o tamanho do desafio é o mesmo para todos", analisou. O segundo grupo iniciou o processo no fim do ano passado e terminará no começo de 2008.
A Quantum Tecnologia e Gestão Empresarial vem aplicando o processo em novos projetos e as diferenças são facilmente percebidas. "O cliente já está sendo integrado à maneira institucionalizada de desenvolver o software", afirmou o proprietário da empresa e presidente da FUMSOFT, Welington Teixeira Santos. A Quantum possui atualmente 40 colaboradores, que, segundo o coordenador Fernando Moreira, estão integrados às novas ferramentas.
O gerente da iPixel, Fábio Moreira Campos, também confirma que os reflexos da implantação do MPS.BR podem ser vistos no ambiente externo. "Os clientes estão mais satisfeitos com uma proposta bem elaborada e um desenvolvimento sistematizado", observou. Segundo Campos, a empresa aprendeu a importância do ciclo de vida para os projetos, do processo claro e definido para o desenvolvimento de software e de aliar as competências da equipe ao processo, entre outras lições.
A Quantum, a iPixel, a e-Service, a LinkCom e a Pentagrama pleiteiam o nível G do MPS.BR, juntamente com as duas empresas públicas do município e do estado, Prodabel e Prodemge. No segundo grupo, apenas a TechBiz busca o nível F da qualificação. O programa tem duração de 15 meses. O primeiro grupo, formado por dez empresas, foi certificado em julho deste ano e colocou Minas Gerais na liderança nacional em melhoria dos processos de desenvolvimento de software.
O MPS.BR é um programa brasileiro de qualificação e certificação de empresas em processos de melhoria de qualidade. Ele atesta a qualidade dos processos de desenvolvimento, manutenção, engenharia e aquisição de software em uma empresa, a um custo muito inferior ao similar internacional, o CMMI (Capability Maturity Model Integrated). Outras informações podem ser obtidas na FUMSOFT pelo e-mail ccomp.mg@fumsoft.softex.br ou pelo telefone (31) 3284-9164.

Fonte: Fumsoft - Comunicação e Marketing
[http://www.fumsoft.softex.br/fum_noticias.shtm#4]

Nenhum comentário: