06/03/2009

Presidente do Sebrae visita Fumsoft e conhece o APL Software BH

Welington Santos, presidente da Fumsoft e da Quantum Tecnologia, falou sobre a importância do apoio do SEBRAE na estruturação do APL de Software de Belo Horizonte.
Fotos: Glaucia Rodrigues


O presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, esteve no dia 19 de fevereiro na capital mineira, e conheceu as ações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Belo Horizonte. O encontro aconteceu na sede da FUMSOFT - Sociedade Mineira de Software, que é uma das entidades responsáveis pelas atividades voltadas para o desenvolvimento do setor, juntamente com a Assespro-MG, o Sindinfor e a Sucesu-MG.
A abertura da reunião foi feita pelo presidente da FUMSOFT, Welington Teixeira Santos, que ressaltou a importância de receber a visita. "O Sebrae é um dos nossos maiores parceiros no trabalho de ajudar as empresas a gerar negócios e ganhar mercado. É uma grande satisfação mostrar essa experiência ao presidente Paulo Okamotto. Espero que o Sebrae continue acreditando em nós, porque a semente que ele nos ajuda a plantar gera resultados impressionantes", afirmou. Welington é presidente da QUANTUM Tecnologia e Gestão Empresarial.
Na reunião, o coordenador do Centro Integrado de Negócios (Cine) da FUMSOFT, Walter Figueiredo, apresentou os principais avanços desde que o APL foi estruturado pelo Sebrae juntamente com as entidades que representam o segmento de Software em Belo Horizonte, o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele apontou que de 2000 para 2007, o número de empregos formais do setor cresceu 358%, colocando a capital mineira atrás apenas de São Paulo no ranking nacional. Okamotto visitou empresários incubados, acompanhado de Welington Santos e da coordenadora da INSOFT, Daisy Melo.
No ano passado, as cerca de 1.300 empresas do APL faturaram R$ 2,8 bilhões e a previsão para 2009 é de um crescimento superior a 20%. Figueiredo destacou que o Cine foi premiado pelo Sebrae como o melhor case de sucesso do Brasil em 2007, concorrendo com outros 77 cases nacionais. Além disso, a FUMSOFT foi eleita pela Finep como a segunda Instituição de Ciência e Tecnologia mais inovadora da região Sudeste em 2008.
"Vocês estão de parabéns pelo trabalho que realizam aqui. Estaremos de olho nesta iniciativa de sucesso em Belo Horizonte para que seja aplicada em outras partes do Brasil", disse Paulo Okamotto. Logo depois da apresentação sobre o APL, o presidente do Sebrae Nacional fez uma visita pelas instalações da FUMSOFT e conheceu de perto alguns jovens empresários residentes na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática de Belo Horizonte (INSOFT-BH).
De acordo com ele, o país precisa se posicionar rapidamente para estimular o crescimento do setor de Tecnologia da Informação (TI), que pode contribuir para o desenvolvimento de todos os outros segmentos da economia. "O mercado precisa de empreendimentos inovadores como estes do APL de Software. Por isso, é muito bom ver um pólo com ações integradas dando resultados tão positivos", concluiu.

Nenhum comentário: