06/03/2009

Novas perspectivas para o mundo dos negócios!

Vale a pena indicar o excelente artigo de Paulo Vieira de Castro - A Próxima Fronteira - publicado originalmente no HSM Management Update (nº 57), e republicado no blog Amálgama.
O artigo comenta sobre o paradigma da INTERDEPENDÊNCIA. No mundo e nos negócios, cada vez mais, é importante destacar e incentivar a percepção de que estamos todos inter-relacionados, e que a melhor relação possível é a que traz ganhos não apenas mútuos (para os diretamente envolvidos na negociação), mas coletivos.
Mais do que nunca, será preciso aprender a compartilhar, a dividir, a doar. No mundo específico dos negócios, e em época de crise, essa postura é um desafio, mas não deixa de ser instigante pensar que podemos, como diz o autor, buscar "uma nova transparência de propósitos, novos valores e um novo enfoque relacional, traduzidos na criação de comunidades de proximidade real".
Eis algumas projeções feitas por Vieira de Castro sobre o que pode vir a ocorrer no ambiente corporativo transformado pela interdependência:
  1. "Em todas as etapas de produção, desde a aquisição de matérias-primas, gestores e funcionários serão orientados a desenvolver e priorizar as “ferramentas” do afeto inclusivo, da confiança mútua, da segurança capaz de granjear a paz interior. Os elos da cadeia de fornecimento se transformarão em comunidades interdependentes".
  2. "O mesmo acontecerá em todas as etapas de comercialização e chegada ao mercado: canais de vendas e consumidores finais se converterão em comunidades".
  3. "As empresas até poderão doar um número de horas remuneradas a seus funcionários para que cultivem o relacionamento com essas novas comunidades".
  4. "O lucro continuará a existir, é claro, mas também será utilizado para recompensar o comportamento interdependente e para cuidar das comunidades".

Nenhum comentário: