16/08/2007

O futuro do software

O site The Future of Software está publicando artigos muito interessantes sobre o futuro dos softwares. Vale a pena ir lá conferir.
O primeiro artigo do site - escrito pela escritora Anne Truitt Zelenka, que também é editora do Web Worker Daily - está resumido e livremente traduzido neste post, que também vai servir como um guia para nós, da Quantum, continuarmos procurando construir soluções que estejam em completa sintonia com as demandas dos usuários, hoje e sempre.
Boa Leitura!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
7 Adjetivos para o Software do Futuro
7 Cs of Software

Colaborativo, sem deixar de privilegiar o individual. O melhor software do futuro vai reunir o trabalho e os objetivos de muitas pessoas sem subordinar o conhecimento e a experiência de cada pessoa ao domínio do grupo, como normalmente acontece. Um bom exemplo são os blogs, que permitem trocar experiências de acordo com perspectivas individuais e taxonomias, sem forçar a discussão, como acontece em sites comunitários e fóruns. A colaboração é vista como uma chave para o futuro do software, e é, mas apenas quando não for feita às custas da identidade, conhecimento e experiências individuais.

Conectado à rede de pessoas e informações. O exemplo óbvio são as aplicações browser-based, como o Google Office, ou as redes sociais como o del.icio.us, mas outras categorias importantes são as aplicações conectadas, como iTunes e agregadores de mensagens instantâneas.
Cibernético, reunindo inteligência computacional e humana. Integrando a forma de pensar e julgar do ser humano com os métodos avançados de cruzamento de dados, algoritmos e hierarquização dos computadores. Bons exemplos são os filtros de spam e o Google Search.
Coletivo, composto por muitos, não apenas pensado por uma elite de programadores. As pessoas normalmente conhecidas como usuários podem agora construir seus próprios websites e aplicações web, usando livremente plataformas disponíveis, como o sistema de blogging da WordPress, o serviço de banco de dados da Web 2.0, DabbleDB, e muitos outros.
Coreografado. Os workflows do software do futuro são pensados para tornar o usuário mais produtivo e efetivo. Por enquanto, nós mesmos coreografamos as rotinas de trabalho, usando tabelas, agendas, sistemas de organização pessoal e e-mails, sistema de lembretes por SMS ou bookmarking, entre outros. A integração entre eles nem sempre é simples, e temos que criar os links ou redigitar as informações. Mas não será assim sempre. Os sistemas de workflow do futuro poderão nos “carregar” por nossos projetos e marcar o que é importante fazer, encontrando itens com grande potencial de interesse e fazendo o trabalho de “transportar” as tarefas e informações através dos vários aplicativos usados.
Inteligente, conhecedor do que você quer ou do que quer dizer. Máquinas de pesquisa semântica querem fazer um melhor trabalho de compreensão do que você quer dizer quando digita algumas palavras-chave, no lugar de apenas aplicar cegamente algoritmos a essas palavras, não se importando com o significado. Google oferece pesquisa personalizada que tenta oferecer melhores resultados baseados no que você procurou no passado. E esforços de pesquisa são a base para que sistemas de e-mail saibam sobre o que você está falando, para que possam automaticamente reunir e-mails por tópicos ou prioridade.
Livre e Licenciado,
ao mesmo tempo. MAC OS X é baseado no Unix, mas é oferecido como um tradicional sistema operacional licenciado. Google usa algoritmos proprietários para oferecer serviços gratuitos.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá,
parabéns pela inciciativa de criar um blog para a empresa. Sem dúvida, é uma ótima ferramentas de comunicação com os clientes. E parabéns tb pelos artigos publicados.